O que NÃO fazer ao visitar um recém-nascido?
- Jéssica Mildemberger
- 3 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

Quando um bebê nasce, há sempre alegria, curiosidade, vontade de pegar no colo e presentear.
É maravilhoso celebrar a chegada de um bebê, mas ao visitar um recém-nascido, é fundamental lembrar que a saúde e bem-estar DELE são prioridades.
Aqui estão algumas orientações do ponto de vista da pediatria sobre o que NÃO fazer ao visitar um bebê:
1. Não visite se estiver doente: mesmo que seja um resfriado leve! Os recém-nascidos têm sistemas imunológicos frágeis.
2. Não toque no bebê sem permissão: Sempre peça ao pai ou mãe antes de tocar ou segurar o bebê. Lave as mãos antes de fazer isso para evitar a propagação de germes. NÃO beije, especialmente rosto e mãozinhas.
3. Não fume antes de visitar: Se você for fumante, evite fumar antes de visitar o bebê, pois o cheiro de fumaça pode ficar em suas roupas e representar um risco à saúde do recém-nascido.
4. Não fique muito tempo: Visitas podem ser cansativas para os pais e o bebê. Mantenha as visitas curtas e não sobrecarregue os pais.
5. Não critique o cuidado do bebê: Evite fazer comentários críticos sobre as escolhas dos pais. Cada família tem seu próprio estilo de cuidado.
6. Não leve muitas pessoas: Visitas em grupo podem ser esmagadoras. Limite o número de pessoas que você traz para visitar o bebê.
7. Não leve presentes como: chupetas, mamadeiras, perfumes, talco... que tal perguntar aos pais o que eles estão precisando?
8. Evite visitar nos primeiros 3 meses, a não ser que seja convidado. Até essa idade os bebês ainda não receberam as primeiras vacinas, e devem ter pouco contato com pessoas de fora.
Lembre-se de que a prioridade é proteger a saúde do recém-nascido e apoiar os pais. Respeitar suas escolhas e limites é essencial para tornar as visitas uma experiência positiva.
Comments